segunda-feira, 8 de julho de 2013

Entrevista a Ana Pires - Presidente da APEE EB1/JI Cesário Verde


Continuamos o nosso ciclo de entrevistas às associações de pais do nosso concelho. Ana Pires, Presidente da APEE Cesário Verde, dá-nos a conhecer algumas atividades e projetos desenvolvidos pela associação neste último ano letivo.

A AP existe à quanto tempo?
A APEECV existe desde 2006 (Estatutos publicados a 13 de Julho de 2006). A escola EB1/JI Cesário Verde só viria a ser inaugurada a 30 de Outubro desse ano, mas os Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica n.1 Linda-a-Pastora (escola que daria lugar à actual EB1/JI Cesário Verde) juntaram-se em Associação de Pais e Encarregados de Educação ainda mesmo antes da inauguração.

Que serviços a AP presta à comunidade?
A APEECV gere a CAF – Componente de Apoio à Família, assegurando a possibilidade das crianças estarem na escola das 07:30h às 09:00h e das 17:30h às 19:30h, nos períodos lectivos e entre as 07:30h e as 19:30h nas interrupções lectivas. Apenas encerramos nos feriados, ou seja, estamos abertos inclusivamente em Agosto. Incluída na CAF temos diversas actividades de Enriquecimento (natação, dança criativa, ballet, futebol, hóquei, taekwondo, informática, estudo acompanhado, inglês e música para o JI, voleibol, basquetebol, oficina de artes e teatro). Os valores pagos pelos pais pela frequência na CAF são variáveis, em função do tipo/número de actividades que frequentam. Também apoiamos financeiramente as crianças com ASE, incentivando-as a frequentar as actividades da CAF.
A APEECV é também, desde o ano lectivo de 2009/2010, entidade gestora das AEC – Actividades de Enriquecimento Curricular para o 1º ciclo. As AEC são financiadas pelo Estado Português e são geridas na escola pela APEECV, através da contratação dos professores responsáveis e pelo acompanhamento do funcionamento dessas aulas, avaliação, etc. As disciplinas disponíveis são: inglês, música, actividade física e desportiva e apoio ao estudo.
A APEECV colabora com a Junta de Freguesia de Queijas, nomeadamente através da sua participação na Comissão Social da Freguesia, participando em todos os eventos promovidos e colaborando em tudo o que é necessário.
A APEECV colabora de forma estreita com o Agrupamento de Linda-a-Velha e Queijas em todas as actividades adequadas ao nosso âmbito social.
(aconselhamos a consulta do nosso site onde esta informação está apresentada de forma mais detalhada: www.apeecv.org)

O que pensa da “Escola Segura” e que sugestões de melhoria gostaria de dar?
Para a EB1/JI Cesário Verde a “Escola Segura” tem um papel sobretudo pedagógico e de informação. Estamos satisfeitos com a sua actuação na escola.

Qual foi o maior desafio para a AP deste ano lectivo que passou e que foi alcançado?
Maior colaboração entre as AP’s do Agrupamento - “Associativismo entre Associações”. Vamos ter, durante o mês de Agosto, a CAF a funcionar em simultâneo para 3 escolas básicas do Agrupamento, rentabilizando recursos financeiros e humanos, mas sobretudo melhorando as actividades que as crianças podem usufruir durante esse mês de férias.

O que ficou por fazer e por que motivo?
Continua adiado o projecto de colocação de aparelhos de Ar Condicionado nas salas de aula e ginásio, muito necessários devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir nesses espaços. Ainda não foi possível concretizar esse objectivo por limitações financeiras.

O que gostaria muito de implementar para o proximo ano lectivo?
Gostaríamos muito de melhorar as condições físicas da escola, nomeadamente através da colocação de uma cobertura amovível no campo de jogos que permitisse ensombramento para os dias de muito sol e da colocação dos aparelhos de Ar Condicionado essenciais para o bem-estar das crianças em sala de aula e sobretudo no ginásio.




Sem comentários:

Enviar um comentário