segunda-feira, 29 de abril de 2013

Desporto Escolar


A FAPCO pretende dar conta do desempenho das crianças e jovens na área do desporto escolar, assim como informar que políticas existem neste âmbito e o que melhor se faz no desporto escolar no nosso concelho.
Evidenciar praticas de associações de pais, encarregados de educação e professores que através do seu trabalho e iniciativas ajudam de forma determinante à promoção de desporto.

O desporto, é um meio de promover um conjunto de competências e valores que vão influenciar a criança e o jovem ao longo da sua vida. A determinação em ultrapassar os seus limites e a disciplina em não faltar a treinos e competições que são facultativas. O espirito de equipa e sentimento de pertença a um grupo em que os objectivos são alcançados com a colaboração e apoio de todos, o espirito de sacrifício e de resiliência, em que o erro é encarado como natural no processo de evolução.

Existem outras valências importantes associadas ao desporto escolar, como refere o mestre Hugo Pereira:
Sem dúvida que a Atividade Física é um padrão de comportamento que vai influenciar, de modo inequívoco, modos de estar e estilos de vida saudáveis, nomeadamente, a saúde positiva, o bem-estar e a qualidade de vida. Os hábitos e os comportamentos adquiridos ao longo da vida escolar vão ser determinantes no combate ao sedentarismo e na promoção da cidadania ativa.

Praticar desporto de forma séria e consistente em ambiente escolar, proporciona um crescimento saudável e equilibrado das nossa crianças e jovens, que deve ser firmemente apoiado pelos pais.

Carlos Patrão

Sem comentários:

Enviar um comentário